Retórica
Por:
O Poder Das Palavras:
Retórica e Persuasão
Escola Estadual Prof. Ernesto Thenn de Barros
Por:
O Poder Das Palavras:
Retórica e Persuasão
Conteúdo
Introdução
Este trabalho tem a finalidade de abordar sobre o poder das palavras, como elas exercem seu poder persuasivo na retórica, suas características, contexto histórico e elaboração.
O poder das palavras
Com certeza você já ouviu dizer que as palavras exercem um poder incrível, como a persuasão, bem perceptível no discurso oral. Mas antes de analisarmos suas técnicas e funcionamento, veremos primeiramente as características da comunicação oral.
A comunicação oral
Quando a linguagem oral é usada como forma de comunicação, geralmente o propósito é estabelecer relações sociais. Nesse caso, recorre-se à conversação, que é a forma mais frequente de comunicação oral, na qual se costuma utilizar uma expressão espontânea, rápida e direta, em que são constantes as trocas de temas, as frases inacabadas, as repetições e expressões de apoio e as frases feitas.
Além da conversação, há outras formas de comunicação oral, como o debate e a entrevista, nos quais o diálogo está sujeito a regras pré-determinadas.
Em geral, a comunicação oral apresenta as seguintes características:
É imediata e permite interação entre emissor e receptor. O receptor recebe a mensagem ao mesmo tempo em que o emissor a transmite, e ambos estão presentes no momento de comunicação.
A mensagem é efêmera, ou seja, em princípio, não se conversa, ainda que atualmente exista a possibilidade da gravação. Isso obriga o emissor a repetir a informação importante para assegurar-se de que ela chegue ao receptor.
Utiliza signos não verbais: o emissor também transmite informação por meio de seus gestos, sua forma de olhar, suas atitudes.
A exposição oral não deve ser confundida com a leitura em voz alta de um texto