O Que Retorica
1. O Casamento dos interesses: A retórica ajuda a celebrar o casamento dos interesses do influenciador com os do influenciado.
1.1: A retorica comercial: Definem o que têm para vender como algo capaz de nos trazer um bem que ainda não temos manter uma vantagem que já temos aliviar um mal que nos aflige ou evitar um mal que nos assusta. 1.2: Todos nós buscamos benefícios e os governos precisam nos conversem de que estão nos beneficiando.
1.3 A retórica da oposição: Todo governo procura justificar o “novo” estado de coisas trazido por sua administração, como digno de ser preservado.
1.4 A retórica dos “intocáveis”: Tornamo-nos muito poucos críticos diante de comunicadores que demonstrem conhecer o que não conhecemos.
2. Todos nós agimos retoricamente: A capacidade de usar a linguagem para influenciar os outros e a de sermos influenciados pelo discurso alheio. É essa capacidade que nos faz agir retoricamente.
2.1 Momentos de ação retórica: Quando você ouve ou lê estes versos: “Se a lua nasce por detrás da verde mata mais parece um sol de prata prateando a escuridão”... , é como se você estivesse assistindo a esse nascer de lua. Você recorda impressões passadas de luares, cheiro de mata, do tamanho do sol, do brilho da prata. Esse é um momento de ação retórica.
2.2 O impacto do conhecimento: Ao recriar na mente de alguém uma cena ou experiência, nossa ação retórica acrescenta algo de novo à experiência de quem nos leu ou ouviu. E isso pode provocar a alteração da maneira de encarar um evento ou situação.
2.3 Mudanças de opinião: A fim de conseguir que alguém mude de opinião ou deixe de acreditar em uma coisa para acreditar noutra, um comunicador bem preparado tenta, primeiramente, recriar na mente do outras experiências pertinentes a sua argumentação. Depois, tenta transformar o modo como seu público percebe