Teoria Maturacional de Gesell associada a Teoria cognitiva de Piaget
Arnold Lucius GESELL, psicólogo desenvolvimentista que estudou as diferenças individuais entre crianças, realçando a importância da maturação,desenvolveu suas pesquisas observando crianças de diversas idades e diversos níveis de desenvolvimento e a partir dessas observações apresentou uma listagem básica de desenvolvimento infantil. Sua Teoria Maturacional considerava que o desenvolvimento era o conjunto de fenômenos que concorrem para que o individuo seja capaz de realizar funções cada vez mais complexas.Sendo assim a maneira de ser do individuo o modo como ele age, como se comporta ou se conduz vai traduzir o seu desenvolvimento.
Segundo ele o desenvolvimento do comportamento depende do amadurecimento, ou de um processo de maturação do sistema nervoso, à medida que o sistema nervoso se modifica sob a ação do crescimento a conduta se diferencia e muda embora também seja influenciado por uma troca recíproca de fatores intrínsecos e ambientais que afetam a criança. Gesell afirma que a criança “nunca estará apta enquanto seu sistema nervoso não o estiver”. Alem disso, existem leis de continuidade e amadurecimento que explicam as semelhanças gerais do desenvolvimento infantil,porem, não há duas crianças que cresçam da mesma maneira ,cada uma tem um ritmo e um estilo de desenvolvimento tão característico de sua individualidade como a sua fisionomia.
Gesell descreve quatro campos de conduta na avaliação da criança:
Conduta motora- considera os movimentos corporais amplos e os de coordenação fina: reações posturais (sustentação da cabeça, sentar-se, forma de tocar um objeto)
Conduta adaptativa – é o tipo de comportamento que se evidencia quando a criança tem que resolver problemas, refere-se as mais delicadas adaptações sensório-motoras ante um objeto ou situações .
Conduta de linguagem- considera a linguagem no seu sentido mais amplo,