Teoria clássica e teoria das relações humanas
A Teoria Clássica da Administração foi fundada na Europa, pelo engenheiro francês Henry Fayol. Essa teoria tem com caracteristica, a ênfase na estrutura que a empresa deve ter para que a mesma seja eficiente.
Segundo Fayol, as funções do Administrador são: 1. Previsão. Avalia o futuro e o aprovisionamento dos recursos em função dele.
2. Organização. Proporciona tudo o que é útil ao funcionamento da empresa e pode ser dividida em organização material e organização social.
3. Comando. Leva a organização a funcionar. Seu objetivo é alcançar o máximo retorno de todos os empregados no interesse dos aspectos globais do negócio.
4. Coordenação. Harmoniza todas as atividades do negócio, facilitando seu trabalho e sucesso. Sincronizar coisas e ações em proporções certas e adapta meios aos fins visados.
5. Controle. Consiste na verificação para certificar se tudo ocorre em conformidade com o planoadotado, as instruções transmitidas e os princípios estabelecidos. O objetivo é localizar as fraquezas e erros no intuito de retificá-los e prevenir a recorrência.
Para Fayol, todos os níveis de hierarquia da empresa tem uma proporção na função administrativa.
Os 14 Princípios Gerais da Administração, segundo
Fayol, são:
1. Divisão do trabalho. Consiste na especializaçãodas tarefas e das pessoas para aumentar a eficiência.
2. Autoridade e responsabilidade. Autoridade é o direito de dar ordens e o poder de esperar obediência. A responsabilidade é uma conseqüêncianatural da autoridade e significa o dever de prestar contas. Ambas devem estar equilibradasentre si.
3. Disciplina. Depende de obediência, aplicação,energia, comportamento e respeito aos acordos estabelecidos.
4. Unidade de comando. Cada empregado deve receber ordens de apenas um superior. É o princípio da autoridade única.
5. Unidade de direção. Uma cabeça e um plano para cada conjunto de atividades que tenham o mesmo objetivo.
6. Subordinação dos interesses individuais aos gerais. Os