Teoria classica da administração, teoria da burocracia, teoria estruturalista e teoria das relacoes humanas
Henri Fayol viveu em uma época marcada pela 1ª Guerra Mundial e o inicio da Revolução Industrial. Dentro deste cenário, começou a perceber que algum aspecto da administração precisava mudar para que a produtividade da empresa pudesse aumentar. Fayol acreditava que a função do administrador era: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. E que eles estava no topo da escala hierárquica. Enquanto os demais estavam abaixo dele, não exerciam a função administrativa, mais sim as funções técnicas, comerciais, financeiras, contábeis e segurança.
A Teoria enfatiza que as funções tinham as definições claras, para que eficiência pessoal seja a máxima possível, pois para ele o homem era Homo economicus, que precisava dos incentivos materiais e financeiros para que produza, ou seja, o homem era máquina que tinha que produzir e produzir, por isso, ele falava que para a eficiência da empresa o trabalhador precisava estar separado por setores, e que cada setor tinha que oferecer conduções básicas para que o operário trabalhe melhor, mais rápido e seja eficiente.
BUROCRACIA:
Esta teoria foi proposta por Max Weber, também viveu em uma época de constantes mudanças, principalmente em seu país, a Alemanha. Weber tenha o ideal que para uma organização funcionar bem, era necessário ter os cargos formalmente bem definidos, através de uma linha hierárquica de autoridade e responsabilidades claras. Para ele a “Burocracia é a organização eficiente por excelência”, ou seja, o detalhamento das funções levaria a empresa a alcançar o máximo a de produção e produtividade. O estilo perfeito para ele, continha 7 dimensões: Formalização, Divisão do Trabalho, Hierarquia, Impessoalidade, Competência Técnica.
Com estes princípios, juntamente com as regras, o formalismo e impessoalidade, o resultado deste controle e padronização era a máxima eficiência da organização, ou seja, a falta de normas, regras e padronização levavam as empresa ser pouco burocráticas, e como