Princípios gerais da administração, teoria da administração científica teoria da administração clássica, teoria das relações humanas
TRABALHO SOBRE
PRINCÍPIOS GERAIS DA ADMINISTRAÇÃO, TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO CLÁSSICA, TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
ALUNA: AMANDA LIZ EILERT DE OLIVEIRA
CURSO: MARKETING – TURNO: NOITE
PROF: NEREIDA PRUDÊNCIO
PORTO ALEGRE, 28 DE SETEMBRO DE 2012
1. Fale sobre as ideias centrais de cada princípio da administração. Para cada um deles traga um exemplo percebido no ambiente de trabalho.
- Princípios gerais da Administração: Divisão do trabalho, autoridade e responsabilidade, disciplina, unidade de comando, unidade de direção, subordinação do particular ao geral, remuneração de pessoal, centralização, cadeia escalar, ordem, equipe, estabilidade e duração do pessoal, iniciativa e espírito de equipe.
- Teoria da Administração Científica: Frederick Taylor desenvolveu estudos a respeito de técnicas de racionalização do trabalho dos operários. Suas ideias preconizavam a prática da divisão do trabalho. A característica mais marcante do estudo de Taylor é a busca de uma organização científica do trabalho, enfatizando tempos e métodos e por isso é visto como o precursor da Teoria da Administração Científica. Taylor via necessidade de aplicar métodos científicos à administração para assegurar seus objetivos de máxima produção a mínimo custo.
Exemplo: No meu trabalho, sempre que há algum tipo de seleção, o coordenador daquele setor específico é quem cuida de todo o processo seletivo, pois ele sim pode perceber se a pessoa tem competência para executar tal tarefa, e assim possuir bons resultados para atingir uma máxima produção com a equipe e claro, gerando um custo mínimo para a empresa, pois esta pessoa escolhida seria paga com um salário obviamente, mas também traria retorno para a empresa.
-Teoria Clássica da Administração: Foi idealizada por Henri Fayol. Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do Homem Econômico e pela busca da máxima eficiência. Henri