TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO E SUA UTILIZAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO MODERNA
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO E SUA UTILIZAÇÃO NA
ADMINISTRAÇÃO MODERNA
Trabalho realizado pela aluno Sávio Gabriel Gomes da Rosa para obtenção de nota parcial na disciplina de Teoria Geral da Administração,
Prof.º(a) Mariana Pegoraro Rosa . Curso de Administração 04/2014
PITANGA, 2014
FACULDADES DO CENTRO DO PARANÁ – UCP
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO E SUA UTILIZAÇÃO NA
ADMINISTRAÇÃO MODERNA
PITANGA, 2014
INTRODUÇÃO
O Trabalho em pauta tem como objetivo demonstrar a substituição dos métodos empíricos e rudimentares pelos métodos científicos que Taylor deu o nome de ORGANIZAÇÃO RACIONAL DO TRABALHO (ORT) em comparação a sua utilização na atualidade.
Taylor visava o lucro da empresa e o desempenho do funcionário, ele foi o pioneiro da Administração, tratando-a como uma ciência. Para seu desenvolvimento e de seus princípios ele observou os trabalhadores de indústrias com intuito de chegar a uma evolução que maximizasse a produtividade com o menor esforço e tempo possível.
1- ESTUDO DE TEMPOS E MOVIMENTOS
Com este fundamento em prática foram eliminados movimentos inúteis dos funcionários e houve uma melhor eficiência do operário além de aumentar seu rendimento na produção.
Este é um fundamento encontrado em todas as funções nos dias de hoje pois visa o melhor desempenho do funcionário na menor margem de tempo possível.
2- DIVISÃO DO TRABALHO E ESPECIALIZAÇÃO DO OPERÁRIO
Este fundamento permitiu a aceleração do processo de produção, dividindo o trabalho entre vários funcionários, e a especialização que os tornava mais capacitados para efetuarem suas atividades.
Atualmente e principalmente em montadores de veículos cada operário tem sua função na linha de montagem, e todos passam por um curso/processo de especialização antes de começarem a exercerem suas funções.
3- DESENHO DE CARGOS E TAREFAS
É o