apostila enfermagem do trabalho
EPIDEMIOLOGIA E ESTATISTICA APLICADA
Profa: Juliana M S Fernandes e-mail: jubiomed21@gmail.com
EPIDEMIOLOGIA E SAUDE DO TRABALHADOR
Conceitualmente a Epidemiologia e definida pela Associaçao Internacional de Epidemiologia como o “estudo dos fatores que determinam a frequencia e a distribuiçao das doenças nas coletividades humanas”.
ROUQUAYROL & ALMEIDA FILHO,1999, oferecem-nos, entretanto, a definiçao de “ciencia que estuda o processo saude-doença em coletividades humanas , analisando a distribuiçao e os fatores determinantes das enfermidades , danos a saude coletiva, propondo medidas especificas de prevençao, controle , ou erradicaçao de doenças, e fornecendo indicadores que sirvam de suporte ao planejamento, administraçao e avaliaçao das açoes de saude”. Permitindo, de um lado, identificar o seu objeto especifico, que e a busca da explicaçao da distribuiçao e ocorrencia das doenças em grupos populacionais, e, de outro lado, compreende-la como importante instrumento para a administraçao e planejamento das açoes de saude.
O metodo epidemiologico, como instrumento para produçao de conhecimentos do processo saude-doença, vem alcançando espaços e aplicaçoeo crescentes no campo medico-sanitario. Ao lado de se ocupar, como ja o fazia tradicionalmente, das doenças infecciosas e parasitarias, caracterizando-se como elemento central para orientar a Saude Publica, incorporou ao seu objeto de estudo todo o conjunto de afecçoes que compreende a nosologia humana. No bojo da "transiçao epidemiologica", no qual as doenças cronicas, entre outras, passaram a compor, tambem, o quadro de prioridades sanita¡rias, a Epidemiologia esta tendo a oportunidade de demonstrar a notavel capacidade de buscar explicaçoes sobre a ocorrencia e distribuiçao das doenças em populaçoes humanas. Isto se visualiza, de forma imediata e direta, atraves da sua incorporaçao nos programas clínicos de