Teoria Cinetica dos Gases
.
Sumário
1. Introdução
2. Desenvolvimento
3. Conclusão
4. Referencias
5. Anexos
1. Introdução
Ouvimos falar em gases, mas afinal, o que são gases? Qual a origem dessa palavra? Qual a importância dos gases em nossa vida? Quem nunca ouviu dizer que as nuvens são formadas por gases, isso é verdadeiro? Como o ar dos pneus suporta o peso de todo o carro? Porque não aquecer sprays ou embalagens de aerossóis? Quais cientistas contribuíram na área dos gases? Porque tiveram interesse por essa área? O que é exatamente a Teoria cinética dos gases? Ao longo desse trabalho, entenderemos tudo isso e como cientistas (Torricelli, Pascal, Galileu e outros), nos ajudaram a entender melhor essas questões.
2. Desenvolvimento Gases são substancias que se encontram presente em grande quantidade em toda a natureza. Os gases não tem forma definida, e se movimentam aleatoriamente. Eles apresentam densidade baixa e viscosidade, são sensíveis às mudanças de temperatura e de pressão, têm a difusão rápida, ou seja, se espalham rapidamente ate preencher totalmente qualquer recipiente. A palavra “gás” tem origem Francesa, derivada de “gaz”, que tem origem no gregochaos/kháos, que significa vazio.
Para temos noção de quanto os gases são importantes, basta saber que o ar que respiramos é formado por gases(78% de hidrogênio,21% de oxigênio e 1% de outros gases). Hospitais, meios de transporte, medicina e indústrias utilizam e aplicam vários gases em diversas atividades. O ar atmosférico é composto principalmente por oxigênio e hidrogênio, mas não existem só esses dois gases no ar e muito menos no universo. Os gases comprimidos podem ser classificados como oxidantes, inflamáveis e inertes. Gases oxidantes não