cardiologia - CASO CLINICO
Desdobramento paradoxal de B2: ocorre na presença de desdobramento na expiração e desaparecimento do mesmo na inspiração. Assim, estamos diante de um retardo do tempo de ejeção de VE, que pode ser encontrado em condições de bloqueio de ramo esquerdo (BRE), estenose aórtica grave e na CMH.
Sinal de Homans: consiste em dor na massa muscular na panturrilha durante dorsiflexão do pé, indicativo de trombose venosa profunda.
Digoxina: digitálico, glicosídeo cardiológico inotrópico positivo usado para tratamento de doenças cardíacas.
B) Descreva os possíveis diagnósticos sindrômicos e etiológicos: justifique. Diagnóstico sindrômico: síndrome da insuficiência cardíaca Diagnóstico etiológico: doença de Chagas, insuficiência mitral, hipertensão Diagnóstico sindrômico: síndrome da insuficiência hepática Diagnóstico etiológico: hepatite alcoólica, cirrose Diagnóstico sindrômico: síndrome ascítica Diagnóstico etiológico: congestão hepática por ICC. Diagnóstico sindrômico: síndrome dispéptica Diagnóstico etiológico: gastrite alcoólica Diagnóstico sindrômico: síndrome da insuficiência renal Diagnóstico etiológico: hipertensão Justificativa: Síndrome da Insuficiência Cardíaca - o coração é incapaz de bombear o sangue em uma taxa proporcional as necessidades dos tecidos. O inicio da insuficiência cardíaca é precedido de hipertrofia cardíaca, a resposta compensatória do miocárdio ao aumento do trabalho mecânico. Há o aumento da pré-carga que ocorre na dilatação que ajuda a manter o desempenho cardíaco por meio do aumento da contratilidade; alterações na