Teoria cinetica dos gases
TEORIA CINÉTICA DOS GASES
Nome: Fernando de Avelar Souza
Ra:211074 Engenharia Química
Objetivo
O nosso relatório tem como objetivo demonstrar como a diferença da pressão interna e externa de um recipiente resultam em diferentes volumes. Para iniciarmos nosso experimento, vimos um vídeo em aula com vários recipientes de diversos volumes, porém todos com a mesma ideia, para demonstrar as diferenças de pressão tiveram que esquentar o recipiente a cerca de 100ºC por em média 3 minutos e colocar rapidamente em um recipiente com gelo, para que o ar dentro do recipiente aquecido se resfriasse rapidamente, diminuindo o espaço ocupado dentro da lata e fazendo com que a mesma amassasse pela pressão do ar externo.
Fizemos então o mesmo procedimento, com uma lata de 250 ml. Além do experimento, explicaremos nesse relatório as leis aplicadas juntamente com os cálculos.
Introdução
Neste experimento, faremos a verificação experimental da expansão e contração volumétrica do ar, devido a variação de temperatura.
Iremos explicar nesse experimento a implosão de duas latas de alumínio. Ao serem amassadas, resultam em dois volumes diferentes, o volume inicial e final. E com a variação da temperatura, calcularemos a constante de contração.
Experimento: Implosão de 2 latas de Alumínio
Materiais Utilizados
* Gelo; * Ebulidores; * Água a vontade; * Pinça; * Proveta; * Becker; * 2 Latas de refrigerante vazias.
Procedimento
* Para começar, o gelo é colocado junto a água num becker para que seja atingindo o equilíbrio térmico (0ºC).
* Foi medido o volume inicial das latas enchidas através de uma proveta, com água.
* Após anotarmos os valores, as esvaziamos e colocamos na Água a +- 100ºC, por aproximadamente 3 minutos.
* Uma lata de cada vez é retirada por uma pinça e rapidamente colocada de cabeça para baixo no Becker com a água e gelo.
* A lata implode, e então a submergirmos e