teoria biblica
Pr. Montano de Barros
É possível que Deus, do Seu trono de glória e majestade, ouça nossas fracas vozes? A Bíblia nos afirma que sim. Dirigindo-se a Deus, o salmista escreveu: "Ó tu que escutas a oração, a ti virão todos os homens." Salmo 65:2.
O próprio Deus, por ocasião da inauguração do templo que Salomão construiu disse: "Estarão abertos os Meus olhos e atentos os Meus ouvidos à oração que se fizer neste lugar." (segundo livro de Crônicas, capítulo 7 versículo 15). Jesus também foi enfático: "Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca, encontra e a quem bate, abrir-se-lhe-á". Mateus 7:7 e 8.
Deus deseja atender, mas quer que nós peçamos. Isto não significa que Deus desconheça as nossas necessidades. Ele sabe o que precisamos antes mesmo que Lho peçamos (Mateus 6:8). Mas Deus quer que reconheçamos a nossa dependência dEle, como Paulo declarou: "Ele é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais." Atos 17:25.
Mas, o que é oração? Primeiramente, orar não é traçarmos planos para Deus segui-los, mas reconhecermos quais são os planos divinos, aceitando-os para estarmos em harmonia com a Sua vontade. Não é exigir que a vontade de Deus seja mudada, mas que a vontade de Deus seja feita.
O principal objetivo da oração é que o suplicante se coloque em tanta harmonia com Deus que a vontade de Deus se torne a dele também. Então cooperará com Deus em tudo que Ele desejar. Não estará tão preocupado com o que pediu, mas no que deverá fazer para cumprir a vontade de Deus.
Tenhamos, portanto, sempre em mente: a oração não muda a Deus. Ela muda a nós. Ela contribui para criar em nós a atitude de espírito que Deus aprova, e nos leva a apreciar e usar corretamente a bênção recebida.
Quero agora deixar com você algumas dicas importantes de como orar. A primeira delas é orar com fé. Mateus 21:22 diz que "tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis". Já Hebreus 11:6 garante: "Sem