Sudeste
A região Sudeste do Brasil é a segunda menor região do país, sendo maior apenas que a região Sul. A área real ocupa aproximadamente 924 510 km², 1/10 da superfície do Brasil. É composta por quatro Estados: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo com suas respectivas capitais São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Vitória.
População: 81.565.983 (estimativa 2012)
Densidade demográfica (estimativa 2012): 88,2 hab./km²
Mortalidade infantil (por mil): 13,1 (2010)
Analfabetismo: 4,8% (2011)
Número de municípios: 1.668 (2010)
Raça e origem étnica
Cor / Raça (Sudeste do Brasil) (2006)21
Brancos
58,8%
Pardos
32,5%
Pretos
7,7%
Amarelos ou Indígenas
1,0%
História da Região
Os primeiros habitantes da Região Sudeste do Brasil foram os índios. Mais tarde chegaram os portugueses. Eles fizeram expedições para conhecer a região e começaram a explorar o pau-brasil. Os portugueses fundaram as primeiras vilas no litoral.
Os moradores da vila de São Paulo entraram pelo interior à procura de índios para escravizar. Eles organizaram as entradas e bandeiras. Nas suas caminhadas, os bandeirantes paulistas descobriram minas de ouro nas terras do atual estado de Minas Gerais.
O povoamento também aumentou com o comércio de gado. Os comerciantes levavam os animais do sul do Brasil para serem vendidos na região das minas. No caminho por onde passavam as tropas de animais apareceram ranchos e pousadas que deram origem a muitas cidades.
Novas fazendas de plantação de cana-de-açúcar surgiram nos antigos caminhos por onde seguiam as entradas e bandeiras. Essas fazendas deram origem a várias cidades. Mais tarde, com o cultivo do café, outras cidades surgiram.
O povoamento aumentou muito com a chegada dos imigrantes e com a abertura das ferrovias. A instalação de indústrias também contribuiu para que muitas pessoas de outros estados e de outros países viessem morar na Região Sudeste.
Um dos melhores tempos para o sudeste foi:
Ciclo