teorema de pitág
FUNDAÇÃO CECIERJ / CONSÓRCIO CEDERJ
PLANO DE TRABALHO SOBRE TRIGONOMETRIA Introdução:
Vivemos num mundo de expressivas e permanentes mudanças. A educação, processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral da criança e do ser humano em geral, visando à sua melhor integração individual e social (AURÉLIO, 1988, p. 619) deve acompanhar o ritmo dessas mudanças. Fundamental nesse processo de formação, a escola tem o papel de propiciar aos seus alunos, por processos de comparação, aplicação e análise, o estabelecimento de relações entre os conteúdos aprendidos e a prática social.
O meu plano de trabalho apresenta uma metodologia voltada para o 9º ano do Ensino Fundamental através da forma de desenvolver os conteúdos, trabalhando o estudo da trigonometria no triângulo retângulo com uma sequência de atividades, para promover a aquisição de conceitos trigonométricos. Procurei criar a lógica matemática necessária à compreensão da trigonometria junto com a criatividade, através da sincronia de tarefas, que sejam envolventes e interessantes aos alunos.
Neste caso o aluno é levado a pensar matematicamente, levantando ideias matemáticas e estabelecer relações.
Estratégias adotadas no Plano de Trabalho:
Para iniciarmos nosso estudo sobre trigonometria é preciso entender o que é e suas aplicações no cotidiano, rever os pré-requisitos para que os resultados desejados sejam alcançados e lançar mão de um recurso que motive o aluno a querer aprender sobre o conteúdo que estamos iniciando.
Todas as atividades precisam de uma motivação. Motivar é criar interesse pelo tema e vontade de saber mais sobre ele. É necessário que haja motivação desde o início até ao fim da aula. Quando nos apercebemos que o ritmo da aula já se alterou e que o interesse dos alunos pela mesma está a desvanecer-se, urge encontrar nova motivação que os incentive a ter novo interesse pela aula e