teologia incompleto
Adolescer é desabrochar, crescer, renovar, descobrir um mundo novo. O ritmo acelerado da vida moderna coloca o adolescente diante das mais diversificadas escolhas todos os dias. Sendo essa a idade que apresenta a crise de identidade, a correta utilização do potencial de cada adolescente é o caminho para a formação do cidadão equilibrado e feliz. O papel crucial da igreja é o de auxiliar na formação de indivíduos intelectual e espiritualmente firmados. Para tanto, faz-se necessária uma reflexão das mudanças que acontecem na adolescência e do que o adolescente contemporâneo enfrenta nos dias de hoje, para se concluir se as atividades e temas oferecidos na igreja, objetivando o crescimento do adolescente e a passagem tranqüila por essa fase, estão de acordo com as expectativas e necessidades dele.
Palavras-chave: Características da Adolescência; Educação Cristã; Papel da Igreja.
1 INTRODUÇÃO
A adolescência é uma fase decisiva na vida do ser humano. Segundo o psicólogo Erik Erikson (apud PEREIRA, 2010, p. 16), autor da teoria do desenvolvimento psicossocial, é nessa fase que se dá o início da formação da identidade, gerando a crise da identidade bem como a confusão de papéis. O adolescente sofre com a passagem da “vida relativamente despreocupada da infância” (PEREIRA, 2010, p. 42) para iniciar a luta pela descoberta da sua identidade.
As crianças que frequentam a igreja, geralmente passam para o grupo de pré-adolescentes sem grandes problemas. Já quando entram na adolescência, aos 12 ou 13 anos, vários desses adolescentes passam a apresentar aversão ao grupo e se negam a participar das atividades que a igreja oferece para eles.
O que acontece com os adolescentes que se negam a participar das atividades oferecidas pela igreja? Será que a educação cristã está falhando? Será a negligência da família? Será o sentimento de liberdade que subitamente acomete o adolescente e que o faz se rebelar contra o seu passado de frequentador assíduo