Teologia da cruz
ROBENS FERNANDES COELHO
Redação
“Desafios para uma espiritualidade Cristocêntrica nos dias atuais.”
Espiritualidade Cristocêntrica é um termo religioso que está ligado ao relacionamento de Deus com o homem. O homem desde os primórdios tem buscado um relacionamento ideal com o Criador e esta busca se dá através das diversas religiões que apresentam a pessoa e a obra de Cristo como o centro de suas atenções e esperanças. O desafio maior está na responsabilidade de procurar conhecer a verdade conforme exposta na palavra de Deus e de não fugirmos desta realidade. Tem também verdades difíceis de serem assimiladas tais como a Trindade, as duas naturezas de Cristo, a soberania de Deus e a vontade do homem. Todos esses fatores somados a tantos outros, agravam a dificuldade que temos de entender plenamente todo o conteúdo das escrituras.
Mas é na prática e nos exemplos do próprio Jesus que era Deus e se despojou de sua glória e se fez homem para nos perdoar por amor de nós que devemos nos espelhar.
O novo Testamento nos apresenta toda a centralidade de Cristo, em particular no evangelho de João a respeito da encarnação e atribui ao Verbo, títulos, predicados e feitos extraordinários. Paulo também fala da imagem do Deus invisível, o primogênito de toda criação, pois nele foram criadas todas as coisas , nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para Ele. Ele conclui apresentando-se como ministro de Cristo e apresentando um Deus que quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, isto, é Cristo em vós, a esperança da glória. Atualmente com o avanço tecnológico, o rápido processo de secularização, a globalização, a relativação dos valores e costumes , o fortalecimento do individualismo e a transformação