teologia como instrumento de conhecimento
PROFESSOR: Cesar
Aluno(A):Mônica TURMA: 1º c
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
Autor(es): Alister McGrath
Título: TEOLOGIA PARA AMADORES
Cidade: São Paulo Editora: Mundo cristão Págs: 69
Outros Dados: Theology for amateurs
1. ARGUMENTO PRINCIPAL:
A teologia como instrumento de conhecimento e graça.
2. FICHAMENTO:
1.- Por que se importar com teologia ?
O autor preocupa-se em imprimir uma fala bastante coloquial para sensibilizar aqueles que acreditam que estudar as coisas de Deus é quase como perder tempo, tendo em vista que Deus estaria dentro de nós e assim, empoderados dessa verdade, as ações decorrentes dela seriam muito mais relevantes do que parar e estudar essas relações.
Apesar das muitas vertentes e opiniões usadas no senso comum onde o estudo da teologia, a princípio, pode parecer desnecessário, a teologia é interessante e necessária pois trás profundidade, conhecimento e maravilhamento para nossa fé.
2.- Analisando uma imagem: Deus como pastor
Explicação da referência analógica à que os autores se servem durante a narrativa bíblica, definida muito mais precisamente quando das parábolas ministradas por Jesus em suas pregações.
“O Senhor é meu pastor...” a teologia nos ajuda a expressar aquilo que sentimos sobre Deus, definindo a terminologia empregada a medida do entendimento desta.
Meditando e refletindo sobre o sentido de cada palavra, aprofundamos nosso entendimento das coisas e consequentemente nos aproximamos ainda mais do sentido da fé, da verdade de Deus em nossos corações. Se a teologia nos convida a experimentar a fé como sendo mais do que conhecemos, ela passa pela percepção e pela abstração
Se a teologia nos desafia a ir além, ela nos convida ao estudo e ao conhecimento
Se a teologia oferece a oportunidade de enriquecer a fé é porque ela definitivamente nos imprime para o conhecimento que nos enriquece e