Teólogo e ministro evangélico (pastor)
Nome: Robelito Cordeiro Cardoso
Disciplina: Teologia Bíblica do Novo Testamento
Leitura: A cruz da Cristo John Stott
Carga Horária: 80 h/a
Data da Entrega: 30/04/2013
Tendo como referências as leituras indicadas, qual a relevância de uma “teologia da cruz” para a igreja brasileira de hoje?
A teologia da cruz é o coração do evangelho cristão. A teologia da cruz vai perpassar toda forma de explicação racional do amor de Deus baseado na cruz. O símbolo da cruz atravessou gerações e rasgara a eternidade para ampliar o amor de cristo por sua igreja. O próprio Jesus não só falou das escrituras que continha o registro da cruz, como em todo momento viveu estar na cruz e fora dela, cristo na cruz nos deixou o exemplo e o símbolo que nos faz qualquer pessoa olhar para cruz com dois olhares. O primeiro é com sentimento de arrependimento, reconhecendo ser um dos pecadores que levou Jesus a cruz. O segundo é o olhar de adoração por aquele que na cruz nos levou a comunhão com cristo. A teologia da cruz é relevante desde quando se entede o caráter, propósito e fim da cruz para a igreja.
O caráter da cruz é visto na seriedade de Jesus ao se referir sobre a paixão. A sua vontade era somente ir até ao calvário e deixar as marcas de amor, não somente por Deus mais pela humanidade. Neste momento Jesus tece a sua história olhando para cruz como centro da sua responsabilidade de salvar os perdidos na mesma perspectiva de através dela ser lembrado pelo mundo inteiro, provocando assim o arrependimento nas gerações futuras. Ao olhar para cruz o pecador se indentifica com o caráter de cristo porque haverá sempre a lebrança que no lugar de Jesus, era ele que deveria morrer. Essa é a missão da igreja, de mostrar que Jesus tomou o lugar de todos os homens.
Não se pode levar as marcas de uma teologia centrada na cruz sem ter o caráter de cristo. A greja brasileira vive hoje o "caráter" de quem pode gritar mais, ou quem mais aparece na tv. Quando