O Que Est O Fazendo Com A Igreja Resumo Do Livro
Bacharelado em Teologia
Ministério pastoral
Fábio Marçal da Silveira
Resenha Crítica – Práxis Eclesiológica e Teológica – baseada no Livro O que estão fazendo com a igreja
Resenha elaborada com base no livro: “O que estão fazendo com a igreja” em cumprimento às exigências da Disciplina Metodologia da Pesquisa Científica
Rio de Janeiro, 17 de abril de 2013
Lopes, Augustus Nicodemus,
O que estão fazendo com a Igreja: ascensão e queda do movimento evangélico brasileiro / Augustus Nicodemus Lopes — São Paulo: Mundo Cristão,
2008.
Augustus Nicodemus Gomes Lopes é ministro da Igreja Presbiteriana do Brasil, teólogo calvinista, professor e escritor natural da Paraíba. Desde 2003 é chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie, cargo que visa manter a confessionalidade presbiteriana da instituição.
Sua obra aborda as questões exegéticas, teológicas e práticas a partir de uma perspectiva reformada. Segue o método gramático-histórico em oposição ao método histórico-crítico de interpretação.
Nicodemus também aborda questões práticas como família, missões, santificação e plenitude do Espírito, culto, guerra espiritual.
Em 2010, reproduziu no site da universidade um artigo do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil criticando o PLC 122, que visa criminalizar a homofobia, usando o seu direito de também expressar o que a Bíblia diz sobre esse tema.
Nesta obra, Nicodemus aborda com muita propriedade o atual cenário do evangelicalismo brasileiro à luz dos apontamentos que faz sobre as principais questões de ordem teológica e eclesiológica resultantes das práticas e experiências do evangélico no Brasil dos atuais dias.
Em sua primeira parte, ao apontar as raízes da crise, discorre que, para começar, o termo evangélico ficou relativizado. Os fatores, segundo o autor, seriam: o engajamento dialogal sem limites estabelecidos com outras linhas teológicas e filosóficas; abertura para pluralidade