Quest Es Andr
1º Quais os requisitos necessários para uma boa interpretação das Sagradas Escrituras?
Nas Sagradas Escrituras, Deus fala ao homem à maneira dos homens. Para bem interpretar é preciso, portanto, estar atento àquilo que os autores humanos quiseram realmente afirmar e àquilo que Deus quis manifestar-nos pelas palavras deles, deve-se levar em conta as condições da época e da cultura deles, os “Gêneros Literários” em uso naquele tempo, os modos, então correntes, de sentir, falar e narrar.
2º Elenque os três critérios indicados pelo Concilio Vaticano II para a interpretação da escritura conforme o Espírito que a inspirou:
1 – Prestar muita atenção “ao conteúdo e à unidade a escritura inteira”. Pois, por mais diferentes que sejam os livros que a compõem, a escritura é uma em razão a unidade do projeto de Deus, do qual Cristo Jesus é o centro e o coração, aberto depois de sua Páscoa.
2 – Ler a escritura dentro “da Tradição viva da Igreja inteira”. Consoante um adágio dos padres, “Sacra Scriptura principalius est in corde ecclesiae quam in materialibus instrumentis scripta – a Sagrada Escritura está escrita mais no coração da Igreja do que nos instrumentos mareriais.
3 – Estar atento “à analogia da fé”. Por “analogia da fé” entendemos a coesão das verdades da fé entre si e no projeto total da revelação.
3º Discorra sobre as etapas de formação dos Evangelhos:
1 – A vida e o ensinamento de Jesus. A igreja defende firmemente que os quatro evangelhos, “cuja historicidade afirma sem hesitação, transmitem fielmente aquilo que Jesus, filho de Deus, ao viver entre os homens, realmente fez e ensinou para eterna salvação deles até o dia em que foi elevado”.
2 – A tradição oral. “O que o Senhor dissera e fizera os apóstolos, após a ascensão do Senhor, transmitem aos ouvintes, com aquela compreensão mais plena de que gozavam, instruídos que foram pelos gloriosos acontecimentos de Cristo e esclarecidos pela luz do Espírito de verdade”.
3 – Os evangelhos escritos. “Os