UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARA BA
CURSO DE DIREITO
RESUMO DA SEGUNDA E TERCEIRA LIÇÃO DO LIVRO “10 LIÇÕES SOBRE MAQUIAVEL”
GUARABIRA
2015
RESUMO DA SEGUNDA E TERCEIRA LIÇÃO DO LIVRO “10 LIÇÕES SOBRE MAQUIAVEL”
GUARABIRA
2015
SEGUNDA LIÇÃO – A VERDADE EFETIVA
A VERDADEIRA FACE DA POLÍTICA
Maquiavel não é apenas um filósofo, mas um pensador que criou os alicerces de uma nova ciência política, tratando-a de maneira científica e descrevendo-a como realmente é. Ao tratar da ciência política não se refere à disciplina universitária, mas a uma nova perspectiva na abordagem do fenômeno político.
Por ter sido um observador frio da vida política italiana e um cultor das ações dos líderes da antiguidade clássica (greco-romana), Maquiavel utiliza seus estudos para observar melhor a política de sua época, porém, diferente dos antigos, ele busca escrever a política não de maneira idealizada, mas sim como ela realmente é e talvez isso o tenha distinguido dos demais pensadores renascentistas. Maquiavel, ao estudar os líderes de outrora (principalmente os romanos) e suas ações, percebeu que os ensinamentos desses líderes deveriam ser seguidos pelos príncipes italianos, pois só um príncipe astuto, como os líderes da antiguidade clássica, seria capaz de unificar a Itália.
Nosso Florentino também defendia a ideia de que Florença não devia seguir o modelo de Veneza e sim o de Roma (na antiguidade), pois só assim Florença conseguiria estabilizar-se e tornar-se uma cidade forte, o que evitaria as constantes invasões e os lôbregos conflitos internos.
Essa atitude de Maquiavel de trazer os ensinamentos de Roma à Florença e à Itália, de um modo geral, mostra-se totalmente inovadora para sua época, talvez por isso tenha sido tão criticado, porém, essas críticas nada mais eram (e são) que medo de admitir que ele estivesse (e estava e ainda está) certo e a prova disso é que sua visão sobre a política e sobre os homens rende discussões até hoje, o que não ocorreria,