UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARA BA
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS
CURSO: AGROECOLOGIA
COMPONENTE: ANTROPOLOGIA DAS POPULAÇÕES RURAIS
PROFESSORA: ESTEVAM DEDALUS PEREIRA DE AGUIAR SILVA
ALUNOS: ANA CAROLINA BEZERRA
A PRIMEIRA SOCIEDADE DA AFLUÊNCIA
Uma sociedade afluente é aquela em que todas as vontades matérias das pessoas são facilmente satisfeitas.
Acreditava-se que a vida das sociedades paleolítica eram extremamente difícil e de muita escassez em função do esforço de seus membros na luta pela sobrevivência. Só que se essa sociedade for observada mais de perto, a sociedade de caça/coleta é a primeira sociedade da afluência.
No atual modelo de economia, onde os sistemas de produção são organizados através do comportamento dos preços e que afirma ideologicamente que nossas vontades são ilimitadas, porem o meio para supri-las são insuficientes. A sociedade dos caçadores e coletores quebra esse paradigma da superprodução e nos faz perceber que a vida por ser marcada por poucas vontades e de uma maneira simples.
Os caçadores e coletores tinha a sua disposição uma certa abundância de matérias, o que de certa forma facilitava a construção de suas armas e abrigos. E sua forma de viver, em quanto nômadas facilita ainda mais essa disponibilidade dos recursos, pois não tinha métodos de armazenagem e substituíam facilmente os utensílios quando necessário.
Acreditava-se também que os caçadores e coletores trabalhavam intensamente varias horas por dia para garantir sua sobrevivência, entretanto, eles trabalhavam cerca de 3 horas por dia e restante do tempo era destinado ao descanso e ao lazer. E esse modo de vida dos caçadores e coletores é exatamente o contrario do se observa atualmente em que as pessoas trabalham incansavelmente, muitas superando às 8 horas de trabalho por dia e sem muito tempo para o lazer e para o descanso.