Tensão superficial
OBJETIVOS
Determinar o coeficiente de tensão superficial da água.
INTRODUÇÃO
A água é uma substância que possui inúmeras propriedades interessantes que beneficiam muito a vida, sendo que uma delas é a sua tensão superficial.
Tensão superficial é um efeito físico que ocorre na camada superficial de um líquido que leva a sua superfície a se comportar como uma membrana elástica. As moléculas situadas no interior de um líquido são atraídas em todas as direções pelas moléculas vizinhas e, por isso, a resultante das forças que atuam sobre cada molécula é praticamente nula. As moléculas da superfície do líquido, entretanto, sofrem apenas atração lateral e inferior. Esta força para o lado e para baixo cria a tensão na superfície, que faz a mesma comportar-se como uma película elástica.
Exemplos:
Colocando-se cuidadosamente uma pequena agulha sobre a superfície da água, observa-se que ela pode permanecer sobre a película superficial sem afundar no líquido, apesar de ser muito mais densa que a água.
Este efeito permite que insetos caminhem sobre a água. Também permite que pequenos objetos de metal como agulhas ou lâminas flutuem na superfície da água.
O uso de surfactantes e detergentes rompe a tensão superficial, por reduzir as forças de coesão entre as moléculas do líquido.
Colocando-se cuidadosamente um pedaço de papel alumínio sobre a superfície da água pode-se notar que ela não flutua, mesmo sendo mais denso que a água. Se a superfície for rompida, ele afundara, pois a força de tensão superficial deixara de atuar sobre ele.
O experimento da aula utiliza uma armação circular.
A força de tensão superficial a parece em ambos os lados do fio, interna e externamente.
Na condição de equilíbrio temos:
T=(F-P)/2
Na circunferência, L=2πr, sendo F a força medida pelo dinamômetro, P o peso da armação e r o raio: α=(F-P)/4πr MATERIAIS
- armação de arame
- recipientes plásticos
- detergente
- dinamômetro
- paquímetro