Tendências Pedagógicas
Faculdade de Filosofia de Boa Esperança
BENILDA GOMES DE SANDES FARIAS
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
GIRAU DO PONCIANO-AL
2015
BENILDA GOMES DE SANDES FARIAS
Trabalho apresentado ao Professor José Faustino da Silva da disciplina Fundamentos Sócio e Filosófico da Educação, Módulo I, da turma “A”, turno Noturno, do curso de Pedagogia.
FAFIBE - Faculdade de Filosofia de Boa Esperança
Girau do Ponciano - 08 de Janeiro de 2015
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
As tendências pedagógicas foram muito influenciadas pelo momento cultural e político da sociedade, elas servem de apoio para a prática pedagógica, não podemos usar nenhuma delas de forma isolada, deve-se procurar analisar cada uma e ver a que melhor se incorpora a realidade vivenciada por cada professor, podendo-se fazer uma mistura dessas tendências.
Na Tendência Liberal Tradicional o professor é a figura central, onde tudo que é dito por ele o aluno deve ouvir e considerar como verdade absoluta, a aprendizagem é repetitiva com exigência de memorização, discordo quando esta tendência deposita todo conhecimento na figura do professor, pois, sempre temos algo à aprender e a ensinar, nenhuma verdade é absoluta, concordo em parte com a repetição de exercícios, pois para alguns auxilia e para outros retarda a aprendizagem.
Na Tendência Liberal Renovada ela centraliza-se no aluno, considerando-o como ser ativo e curioso, onde defende a idéia que ele só aprende fazendo, concordo pois esta tendência coloca a prática e as experiências individuais como ponto central da aprendizagem do aluno, onde o professor é um facilitador.
Na Tendência Liberal Renovadora não-diretiva ela tem seu método centrado no aluno, a escola tem o papel de formadora de atitudes, discordo com esta tendência pois ela preocupa-se apenas com a parte