Tendências pedagógicas.
As tendências elas se dividem em: Cunho liberal(tradicional, renovada e tecnicista). Cunho progressista(libertadora e crítico-social)
A tendência tradicional as metodologias utilizadas, são aulas centradas no professor e no exercício de fixação(leitura e cópias). Às vezes é utilizada a apresentação de objetos, ilustrações, exemplos, mas o meio principal é a palavra, a exposição oral. Supõe-se, que ouvindo e fazendo os exercícios repetitivos, os alunos memorizam a matéria para depois reproduzi-la, seja por meio de interrogações do professor ou através de provas, ou seja, o aluno é apenas um recebedor da matéria e sua tarefa é decorá-la. A matéria de ensino é desvinculada dos interesses do aluno e da vida real o que torna uma aprendizagem receptiva, automática, não mobilizando a atividade mental e o desenvolvimento de suas capacidades intelectuais.
A tendência renovada, também denominada Escola nova. Ela engloba as correntes progressistas, piagetiana, montessoriana e outras. Ela tem uma metodologia com base na questão psicológica do aluno. As atividades são centradas no aluno selecionadas a partir de seus interesses e o professor é o facilitador, incentivador, orientador da aprendizagem. E o aluno é ativo e investigador. O que o professor tem que fazer é colocar o aluno em condições propícias para que, partindo das suas necessidades e estimulando seus interesses, possa buscar por si mesmo conhecimentos e experiências. A idéia é que aluno aprende melhor o que faz por si próprio. Não se trata apenas de aprender fazendo no sentido de