Processo contabil
A palavra probabilidade deriva do Latim probare (provar ou testar).teoria das probabilidades tenta quantificar a noção de provável. Teve início com os jogos de cartas, dados e de roleta. Esse é o motivo da grande existência de exemplos de jogos de azar no estudo da probabilidade. A teoria da probabilidade permite que se calcule a chance de ocorrência de um número em um experimento aleatório.
A primeira definição matemática formal da probabilidade de um evento foi baseada em simetria, sendo expressa como a razão entre o número de casos favoráveis a tal evento e o número total de casos possíveis. O modo tradicional de se expressar isso é através da equação abaixo.
Tendo em vista que a quantidade de eventos favoráveis pode variar apenas entre "nenhum evento" e "todos os eventos", a probabilidade de um dado evento é sempre um número entre 0 e 1, ou seja, pode variar somente entre 0 e 100%.
* |
A probabilidade é dividida em dois conceitos relacionados:
Probabilidade de frequência ou probabilidade aleatória É aquele experimento que quando repetido em iguais condições, podem fornecer resultados diferentes, ou seja, são resultados explicados ao acaso. Quando se fala de tempo e possibilidades de ganho na loteria, a abordagem envolve cálculo de experimento aleatório.
Se lançarmos uma moeda ao chão para observarmos a face que ficou para cima, o resultado é imprevisível, pois tanto pode dar cara, quanto pode dar coroa.
Se ao invés de uma moeda, o objeto a ser lançado for um dado, o resultado será mais imprevisível ainda, pois aumentamos o número de possibilidades de resultado.
A experimentos como estes, ocorrendo nas mesmas condições ou em condições semelhantes, que podem apresentar resultados diferentes a cada ocorrência, damos o nome de experimentos aleatórios.
Probabilidade epistemológica ou probabilidade Bayesiana, que representa nossas incertezas sobre proposições quando não se tem conhecimento completo das circunstâncias causativas.