Processo contabil
1. INTRODUÇÃO
Neste trabalho, pretende-se demonstrar o Processo Contábil de uma empresa como funciona a forma de contabilização de aplicações financeiras bem como conceito de juros compostos, o sistema de estoque com suas formas de inventários, avaliação dos ativos descrevendo os custos, os princípios da entidade e competência, legislação contábil de uma empresa, quais as funções dos conselhos, normas e obrigatoriedade dos contadores bem como a ética profissional do contador.
É muito interessante saber o funcionamento das empresas poder desenvolver a teoria estudada. As empresas devem saber administrar todos esses processos ter um conhecimento amplo de todo funcionamento dos processos mais simples até os mais complexos.
No mundo de hoje devemos estar em constante evolução procurando sempre acompanhar e seguir normas estabelecidas pelos conselhos para que consigamos nos manter no mercado sempre atualizado, sempre procurando ser ético em tudo o que realizamos.
2. APLICAÇÃO FINANCEIRA
As aplicações financeiras constituem-se num leque de investimentos com rentabilidade fixa ou variável, do tipo: Fundos de Investimento Financeiro (FIF), Certificados de Depósitos Bancários (CDB), Letras Hipotecárias, etc.
O valor dessas aplicações classifica-se, no balanço:
No ativo circulante a) Entre as disponibilidades, no caso de aplicações em modalidades resgatáveis a qualquer momento, sem vinculação a determinado prazo, como é o caso dos Fundos de Investimentos Financeiros (FIF) b) Como investimentos temporários, se resgatáveis em prazo vencível até 12 meses após a data de aplicação.
No realizável a longo prazo: a) No caso de aplicações financeiras resgatáveis em prazo vencível após 12 meses da data de aplicação.
2.1 Contabilização da Aplicação
Por ocasião da aplicação efetuamos o lançamento de transferência de numerário da conta banco conta movimento para a conta de aplicação correspondente ao tipo