Processo Contábil
Os empresários apresentam grande preocupação com a saúde financeira de seu investimento, isto é, o retorno do capital comparado com o risco, bem como sua valorização, o lucro apurado e a distribuição ou não de dividendos.
Assim, a contabilidade busca, além de identificar e mensurar, transformar os dados em informações, mediante procedimentos próprios, origem de todo o processo contábil, que depois de compilados são apresentados aos usuários por intermédio de relatórios. (IUDÍCIBUS, 1994)
O processo contábil envolve a obtenção de atos e fatos que afetam o patrimônio da entidade, seu reconhecimento (que envolve decisões quanto a necessidade de se reconhecer, caso deva ser reconhecido, o momento adequado, quando?, sua classificação, onde? e seu valor, quanto?), a acumulação dos registros, a sumarização e evidenciação das demonstrações contábeis. Szuster et al (2007).
O processo contábil se dá, a partir de procedimentos contábeis, utilizados para identificar, mensurar, classificar, registrar, sumarizar a informação contábil, representando o processo executado nas empresas para elaborar as Demonstrações Contábeis, a partir das transações econômicas realizadas. Szuster et al (2007), chama este processo de ciclo, indicando que tais procedimentos devem ser repetidos continuamente para possibilitar que se preparem Demonstrações Contábeis atualizadas.
O processo contábil possui cinco fases, a saber: captação, reconhecimento, processo de acumulação, sumarização e evidenciação.
1. Captação
Consiste no colhimento dos dados de atos e fatos que afetam o patrimônio da entidade, é ainda Szuster et al (2007) que descreve que a captação envolve a análise de documentos (leis, contratos, notas fiscais, recibos, laudos, processos judiciais etc.), bem como de eventos macroeconômicos que afetam a entidade.
Captação dos atos e fatos que afetam o patrimônio da entidade, isto é, das transações realizadas por ela e dos demais eventos que afetam seu