Trabalho
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA
1 – Matéria 2
1.1 – Estrutura da matéria 2
2 - A carga elétrica 6
2.1 – Quantidade de carga elétrica: O coulomb 7
2.2 - Eletrização de um corpo 8
2.3 - Processos de eletrização 8
3 - O campo elétrico 10
4 - Potencial elétrico 11
4.1 - Relação entre desequilibrio e potencial elétrico 11
4.2 - Diferença de potencial: tensão elétrica 12
5 - A corrente elétrica 13
5.1 - Fluxo de Corrente 15
6 – Fontes de tensão (ddp) contínua e alternada 15
1 – Matéria
Matéria é o termo empregado genericamente para caracterizar qualquer substância (ou material) existente na natureza, nos estados sólido, liquido ou gasoso. São exemplos de matéria: o ar, a água, o cobre, o oxigênio, a gasolina, etc. Matéria é tudo que possui massa e portanto ocupa lugar no espaço.
A forma como cada tipo de material se comporta física, química ou eletricamente na natureza depende de sua estrutura. O conhecimento da estrutura da matéria, ou dos materiais, é indispensável para a compreensão do comportamento dos componentes elétricos e eletrônicos nos sistemas elétricos.
1.1 – Estrutura da matéria
Qualquer porção de matéria pode ser sucessivamente dividida em partes cada vez menores. A menor porção a que chegaremos, e que ainda conserva as propriedades originais de um determinado tipo de matéria é denominada molécula. Todas as substâncias com as quais temos contato são constituídas por um número extremamente elevado de moléculas.
A divisão de uma molécula dá origem a partículas ainda menores, que são os átomos. Por exemplo, uma molécula de água é constituída de dois átomos de Hidrogênio (H) e um átomo de Oxigênio (O), como ilustra a figura 1, abaixo.
[pic]
Figura 1 – molécula de água
1.2 - Os átomos
Os átomos são constituídos por partículas subatômicas, com destaque para os elétrons, prótons e nêutrons. Cada uma dessas partículas subatômicas tem características próprias no que diz respeito