tendencias pedagogicas
CANPUS UNIVERSITARIO DE ARRAIAS
LANA RUBIA
TIPOS DE PESQUISAS
CAMPOS BELOS - GO
TIPOS DE PESQUISA
Pesquisar é o mesmo que busca ou procura, portanto pesquisar é buscar ou procurar respostas para alguma coisa. É na pesquisa que utiliza se diferentes instrumentos para se chegar a uma resposta mais precisa. O instrumento ideal deverá ser estipulado pelo pesquisador para se atingir os resultados ideais.
Por isso a importância de se definir o tipo de pesquisa e da escolha do instrumento ideal a ser utilizado.
Existe vários tipos de pesquisa. A seguir alguns deles:
Estudo de Caso: consiste no estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos, de maneira que permita seu amplo e detalhado conhecimento.
Estudo de Campo: procura o aprofundamento de uma realidade específica. É basicamente realizada por meio da observação direta das atividades do grupo estudado e de entrevistas com informantes para captar as explicações e interpretações do ocorrem naquela realidade.
Pesquisa – ação: é um tipo de pesquisa que investiga problemas emergentes dos interesses do grupo participante. Trata – se de uma forma de pesquisa social que você pode utilizar se quiser desenvolver ações ou resolver um problema coletivo, envolvendo os participantes representativos da situação ou do problema investigado de modo cooperativo e participativo.
Pesquisa participante: a pesquisa participante, assim como a pesquisa ação, caracteriza-se pela interação entre pesquisadores e membros das situações investigadas". A importância da pesquisa participante está no fato de os objetos estudados serem sujeitos e não "sujeitos de pesquisa", no sentido passivo de fornecedores de dados, mas sujeitos de conhecimento.
A pesquisa etnográfica: tem bases antropológicas ou etnográficas, baseia-se na observação e levantamento de hipóteses, onde o etnólogo procura descrever o que, na sua visão, ou seja, na sua interpretação, está ocorrendo no contexto