A escavadeira hidráulica nas Operações Defensivas.
O presente trabalho terá como objetivo apresentar questionamentos quanto à dotação atual do material dos Batalhões de Engenharia de Combate do Exército Brasileiro, em particular no contexto do apoio às operações defensivas, propondo um novo equipamento, a escavadeira hidráulica, para a adequação do apoio de mobilidade, contra-mobilidade e proteção as Operações no Amplo Espectro do século XXI.
Os avanços tecnológicos do século XX na área da construção civil foram muito grandes e um equipamento, particularmente, revolucionou as técnicas de construção e marcou um salto em produtividade quando o assunto é movimento de terra, carvão, areia, pedra e outros materiais, a escavadeira hidráulica sobre esteiras.
Serão conceituados todas suas funções e modelos existentes, sua importância e funcionamento em uma edificação. Equipamentos usados nos canteiros de obras que são adquiridos sob análise da viabilidade de suas operações nas obras, levando em consideração a adequação de suas especificações, com as atividades em que serão empregados.
As maquinas pesadas para escavação, afundamento e outros, são as que nunca podem faltar em uma edificação. A variação de maquinas e modelos destas é imensa. Umas das mais usadas são as escavadeiras, são usadas para quase todo trabalho de movimentação de terra.
No presente trabalho foi apresentados conceitos e variações de escavadeiras, tanto com rodas ou esteiras e citando as vantagens e desvantagens do uso dela em uma edificação, para que na escolha do mesmo para um projeto seja feito com sabedoria e economia.
1.2 QUESTÕES DE ESTUDO
Algumas questões de estudo podem ser formuladas no entorno deste questionamento:
a. O que é material de dotação?
b. O que é Quadro de Dotação de Material (QDM) e Quadro de Dotação de Material Previsto (QDMP)?
c. O que consta do Quadro de Dotação de Material (QDM) do Batalhão de Engenharia de Combate (BE Cmb)?
d. O que é uma Operação Militar Terrestre?
e. Quais as características