Tendencias Pedagogicas
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS LIBERAIS
TENDÊNCIA LIBERAL TRADICIONAL
Segundo esse quadro teórico, a tendência liberal tradicional se caracteriza por acentuar o ensino humanístico, de cultura geral. E tarefa do educador fazer com que o educando atinja a realização pessoal através de seu próprio esforço. O cultivo do intelecto é descontextualizado da realidade social, com ênfase para o estudo dos clássicos e das biografias dos grandes mestres. A aprendizagem se dá de forma receptiva, automática, sem que seja necessário acionar as habilidades mentais do educando além da memorização. O ensino consiste em repassar os conhecimentos para o espírito da criança é acompanhada de outra: a de que a capacidade de assimilação da criança é idêntica à do adulto, sem levar em conta as características próprias de cada idade. A criança é vista, assim, como um adulto em miniatura, apenas menos desenvolvida.
O conteúdo a ser ensinado é tratado isoladamente, isto é, desvinculado dos interesses dos alunos e dos problemas reais da sociedade e da vida, razão pela qual a pedagogia tradicional é criticada como intelectualista e, às vezes, como enciclopédica. As matérias de estudo visam preparar o aluno para a vida, são determinadas pela sociedade e ordenadas na legislação. São conhecimentos e valores sociais acumulados através dos tempos e repassados aos alunos como verdades absolutas.
Seus métodos são centrados basicamente na exposição verbal da matéria e/ou demonstrações feitas pelo professor. Nas atividades de fixação é enfatizada a repetição de conceitos ou fórmulas para memorização, visando disciplinar a mente e formar