Tendencias Pedagogicas
Liberal nesta pedagogia não quer dizer que é aberto e tenha liberdade. Ela é uma manifestação própria das sociedades classes. Essa pedagogia tem a ideia de que é preciso preparar os alunos para a sociedade.
1- PEDAGOGIA LIBERAL TRADICIONAL
A pedagogia liberal começou com a tradicional, que por sua vez visa preparam o individuo intelectual e moralmente para terem um lugar na sociedade, mas esse ensino é somente para aqueles que se esforçam e tem vontade de aprender, caso contrário precisam procurar outro tipo de ensino.
Os conteúdos dessa pedagogia parte dos conhecimentos e valores acumulados nos alunos, aprendidos com os mais velhos, tidos como verdades. As materias de estudo visavam a preparação para a sociedade e eram determinadas pela mesma. O método tradicional é a exposição verbal das materias, dos conteúdos, e são observados em cinco passos: preparação do aluno, apresentação, associação, generalização e aplicação. A relação professor-aluno é bastante rígida, pois o professor não admite que os alunos conversem entre eles e exige que o aluno receba os conteúdos como verdade a ser entendida, e para ele os alunos tem melhor aprendizado em silêncio. Ainda nessa pedagogia, os alunos precisam escrever repetidas vezes os conteúdos, tem formas de avaliação e o reforço em geral é negativo, como punição, notas baixas, em poucas vezes é positivo, como tendo classificações na turma.
A pedagogia liberal tradicional é viva e atuante em nossas escolas.
2- PEDAGOGIA LIBERAL RENOVADA-PROGRESSIVISTA
O papel da escola nessa pedagogia é adequar as necessidades de cada um com as do meio social, então cabe a escola retratar o máximo possível a vida. Os conteúdos são estabelecidos em função de experiências que o sujeito vivencia, dá-se então mais importância aos processos mentais e habilidades do que aos conteúdos organizados racionalmente, é "aprender a aprender" é dado mais valor ao adquirir conhecimento do que ele propriamente dito. Valorizam no