Tendencias pedagogicas
A pedagogia tradicional é uma proposta em que o professor tem função principal de vigiar os alunos, aconselha-los, ensinar a matéria e corrigi-la. A metodologia tem como princípio transmitir conhecimentos através da aula do professor, frequentemente expositiva, numa sequência predeterminada e fixa, enfatiza a repetição de exercícios com exigências de memorização. O professor fala, o aluno ouve e aprende não levando em consideração muita das vezes o que a criança aprende fora da escola.
Na maioria das escolas essa prática se caracteriza pela sobrecarga de informações que são direcionadas sem significação.
A escola se caracteriza como conservadora e a cartilha que é seguida continuamente e é a base do processo de alfabetização.
A avaliação é uma forma de verificar se o aluno reteve o conhecimento repassado pelo professor, e não uma oportunidade de reelaborar o conhecimento. Se o aluno não conseguiu decorar o que o professor passou, é punido com uma nota baixa (antigamente a punição incluía até castigos físicos). Na sua versão mais difundida, a avaliação é feita pontualmente, através de prova. Em um único momento, o aluno é testado e seu desempenho no processo de aprendizagem tem pouca importância na avaliação.
Pedagogia Renovada (Ativa)
A pedagogia renovada inclui várias correntes que estão ligadas ao movimento da Escola Nova ou Escola Ativa. A proposta é que o professor seja facilitador no processo de busca de conhecimento que deve partir do aluno como um ser livre, ativo, social para busca de novos conhecimentos tornando-se núcleo do aprendizado, no lugar dos mestres e da grade curricular.
O professor tem a postura de organizar e coordenar as situações de aprendizagem, fazendo com que os alunos se interessem, para desenvolver suas capacidades e habilidades intelectuais.
A pedagogia ativa torna mais importante o processo de aprendizagem e não o ensino, entretanto o aprendiz é visto como um ser autônomo, operante e apto a conquistar