tendencia critica
Existe actualmente uma tendência desenvolvida por um grupo de africanos de espírito crítico que insistem naquilo que une ao género humano mais do que naquilo que o diversifica. Ѐ evidente que existem diferenças entre os diferentes grupo humanos e suas culturas,mas as diferenças são mais superficiais e menos importantes que os rasgos.
As “caracteristicas“ das sociedades tradicionais são rapidamente transformadas consoante a urbanização e a tecnologia que a acompanham;as mais resistentes são : a religião,a língua,o folclore e os rasgos culturais que dependem do entorno.
Os pensadores africanos de tendência crítica apresentam a cultura como um factor de libertação cujo objectivo principal é fomentar o desenvolvimento de todas as potencialidades na pessoa humana que só pode alcançar se através da racionalidade moderna. Segundo autores desta tendência,a crise actual africana é interpretada como a críse das representações sociais formados pelo africanos sobre a sua cultura e o seu passado,e a arma secreta do Ocidente está na sua filosofia: a ciência e a técnica são o product do pensamento racional ocidental.
Compromisso social
O compromisso social do africano tradicional orienta se ao clã,que é o valor supremo do código ético tradicional,ao grupo etnico a que pretence.
A corrupcao e o tema ligado com o bem star do clã,e um dos maiores males da Africa actual: e como uma doença que afecta atodos os tecidos do corpo social. A corrupcao adquire uma dimensao especial em Africa. A corrupção Africana comeca no topo e vai descendo desde das classes previlegiadas e médias ate as mais baixas minando as bases da sociedade inteira.
Os efeitos da crise provocada pelas mudanças da sociedade moderna aparece em dois outros campos :a perda da responsabilidade politica e a desorganização dos mecanismos inibitórios da imoralidade.
A nova ordem moral exige a fidelidade fique subordinada e não em oposção ao único valor absoluto. A experiência totalizadora do