Platão, Aristóteles e Maquiavel: Tendências, Paralelos e Divergências; Breves Críticas Sobre Concepcões que Fundamentam o Mundo Atual.
Breves críticas sobre concepções que fundamentam o mundo atual.
Leopoldina
2008
alexandre de souza xavier
XAVIER, Alexandre Souza. Platão, Aristóteles e Maquiavel : tendências, paralelos e divergências : Breves críticas sobre concepções que fundamentam o mundo atual. 2008. 10 folhas. Trabalho apresentado ao Curso de Mestre em Ciências Políticas e Governança, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia, Leopoldina, 2008.
RESUMO
Após leitura da bibliografia citada onde são abordadas discussões acerca dos pensadores Platão, Aristóteles e Maquiavel, elaboramos a breve crítica que se segue, tratando de pontos comuns e discordantes entre eles, atendendo à tarefa solicitada de articular levando em consideração a perspectiva quanto ao conhecimento, isto é, falibilismo versus certezas quanto ao conhecimento, e mecanismos teóricos, tais como razão, uso de história ou métodos empíricos.
Palavras-chave: PENSADORES. Filosofia. Platão. Aristóteles. Maquiavel.
sumário
SUMÁRIO 4
1. INTRODUÇÃO 5
2. DESENVOLVIMENTO 6
3. CONCLUSÃO / CONSIDERAÇÕES FINAIS 9
REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO A história da civilização tem sido uma aventura da razão humana. Não há dúvida que no começo e no topo de cada época aparecem uns tantos gênios heróicos, ora como vozes do seu tempo, herdeiros e interpretes do seu passado, ora como pioneiros e guias do futuro. Mas quando nos defrontamos com a tarefa de selecionar essas personagens para analisarmos, discutirmos, amarmos e até mesmo odiarmos, surgem inúmeras dificuldades. Qual deverá ser o teste de grandeza? Quais, no caso específico, três pensadores, devem constar em nossa lista de análises?
Temos aqui de ser implacáveis e dogmáticos; e embora nos doa, não podemos admitir em nossa lista nenhum tipo de gênio senão o