coluna vertebral
Entre um corpo vertebral e outro está o DISCO INTERVERTEBRAL. As VÉRTEBRAS sobrepostas formam um canal chamado CANAL MEDULAR que contém no seu interior a MEDULA NERVOSA ou MEDULA ESPINHAL.
A MEDULA ESPINHAL é a continuação do cérebro, que se prolonga até o início da região lombar (na altura da primeira vértebra lombar – L1) e depois continua na forma de centenas de filetes nervosos muito próximos uns dos outros que no seu conjunto se chama CAUDA EQUINA (por sua semelhança à cauda de cavalo). Pela medula e cauda equina passam milhões de neurônios que conduzem para o cérebro os milhões de estímulos que recebemos diariamente do mundo exterior.
A MEDULA NERVOSA e a CAUDA EQUINA estão envolvidas por uma membrana que se chama Dura Mater. Entre a Dura Mater e a MEDULA e CAUDA EQUINA circula o líquido céfalo-raquidiano (LÍQUOR).
Todas estas estruturas estão contidas no CANAL MEDULAR, que na região lombar, na altura da L4, tem forma triangular medindo aproximadamente 17 a 19 milímetros.
Cada corpo vertebral possui uma reentrância nos seus lados direito e esquerdo. Com a sobreposição dos corpos estas reentrâncias formam um orifício ovalado chamado de FORAMEN DE CONJUGAÇÃO, que está próximo ao DISCO INTERVERTEBRAL e do CANAL MEDULAR.
Como veremos mais adiante, as raízes nervosas que saem da medula nervosa passam pelo FORAMEN DE CONJUGAÇÃO.