Coluna vertebral
A coluna vertebral constitui o eixo ósseo do corpo e está constituída de modo a oferecer a resistência de um pilar de sustentação, mas também a flexibilidade necessária para o movimento do tronco. Assim ela protege a medula espinhal do sistema nervoso central que está alojada no seu interior, serve de pivô para suporte e mobilidade da cabeça, permite movimentos entre as diversas partes do tronco e da fixação a numerosos músculos. Principal patologia que discutiremos será hérnia de disco, discutiremos também exames para a coluna vertebral e tratamentos.
1.Objetivo
Através desta pesquisa adquiremos conhecimentos sobre a coluna vertebral. Divulgando o crescimento e avanços em diagnóstico, exames e tratamentos.
2.Materiais e Métodos
O presente estudo constitui-se em uma breve revisão bibliográfica feita a partir de livros técnicos e sites da internet relevantes ao assunto. Os dados assim obtidos foram analisados através de leituras e apresentados por meio de imagens.
3. Coluna Vertebral
A coluna vertebral é formada por 33 vértebras, cujo conjunto tem a função de apoiar outras partes do esqueleto. Cada vértebra é constituída de corpo, forame e um processo espinhoso, um prolongamento delgado da vértebra; e ligada às demais por articulações denominadas discos intervertebrais. Estes discos são formados por um material fibroso e gelatinoso, composto por um núcleo pulposo e ânulo fibroso. São eles que dão ao indivíduo a mobilidade necessária para a locomoção, atuando como amortecedores.
Disponível fonte: www.infoescola.com, acesso 15/04/2013.
A sobreposição das vértebras umas sobre as outras, formam o canal vertebral, que segue as diferentes curvaturas da coluna. O canal vertebral é largo e triangular nas áreas em que a coluna possui maior liberdade de movimento, como nas regiões lombar e cervical, porém se torna pequeno e arredondado a medida que chega às regiões onde há limitações dos movimentos, como a região torácica. O canal