tempos modernos
O filme “tempos modernos” que tem Charles Chaplin como autor principal , faz um dura critica ao modo que o ser humano era tratado pelas industria no século XX a mecanização do trabalho e a desconsideração do elemento humano. O Filme nos faz rir, refletir e discutir todo conceito que a teoria científica e dos 4 Princípios de Taylor que foi aplicada nas empresas.
O Princípio do Planejamento
Utilizando a linha de montagem para que os operário não precisa se mover para ir até as peças, e com cada um exercendo uma função colaborando para uma maior produtividade dentro da empresa e onde todos os movimentos de Carlitos já foram anteriormente planejados e combinados para que faça sua função em menor tempo.
O Princípio da preparação dos trabalhadores
Após ser preso Carlitos vai em buscas de outras oportunidades, e a cada emprego ele era instruído, sobre como fazer o trabalho enfatizando neste ponto o sistema educativo para o funcionário antes dele iniciar seu trabalho.
O Princípio de Controle
Fica claro logo no inicio do filme com a forte supervisão sobre os funcionários e quando mostra que até o tempo de ir no banheiro é contado, de modo a não haver desperdício e nem movimentos errados que possa comprometer a produção
O Princípio da Execução
O operário que trabalha na linha de montagem apertando parafusos, em razão da quantidade excessiva de exercícios repetitivos, mesmo fora da função industrial, continua efetuando movimentos como se estivesse apertando os parafusos na linha de montagem como na sena onde sai apertando os botões dos vestidos.
Apesar da Teoria de Taylor não ter sido completamente aplicada nas empresas do filme, sobre pontos como a boa remuneração dos trabalhadores a sua teoria visava o foco da Produção. Neste ponto as empresas exploraram bem a Teoria.Finalizado com o exemplo da linha de montagem, gerando a divisão de trabalho.A racionalização do trabalho,