RESENHAS
Marketing de Relacionamento: Mudança de Paradigma ou Evolução do Conceito de Marketing
Papel do marketing é fazer a relação entre produção e consumo. O marketing tem como base de seu referencial os quatro p´s, mas o marketing de relacionamento surge como quebra deste paradigma e não exclui esta teoria mas complementa e deixa sua marca como algo importante e relevante a ser considerados pelos profissionais do marketing na atualidade. Isto se dá em vista da importância de se manter um relacionamento com o cliente a fim de identificar suas necessidades, identificar as características que ele gostaria de ter no produto, identificar qual o preço que está disposto a pagar e identificar suas características para elaboração de propaganda e publicidade e identificar qual o melhor local que este consumidor gostaria de ter como ponto de distribuição do valor que a empresa oferece.
Os Processos Críticos de Marketing: CRM, PDM e SCM. O Paradigma do Relacionamento Ampliado
CRM, PDM e SCM são processos que servem para melhorar o relacionamento do cliente com a empresa. A partir de um bom relacionamento a empresa pode identificar as necessidades dos clientes e fazer com que este possa a ser um cliente de valor, ou seja, que faça compras e deixe um resultado financeiro. Esta perspectiva deve ser de longo prazo para que a organização possa investir num programa de relacionamento não pode ter foco apenas no curto prazo.
Estratégias para Construção de Relacionamento B2B
No relacionamento entre empresas o marketing de relacionamento também pode ser um diferencial importante para o sucesso organizacional. A relação estabelecida é entre o fornecedor e o consumidor destas matérias primas. Esta relação é muito mais profissional que a do consumidor pessoa física que se envolve com características emocionais. A compra empresarial é profissional baseada em critérios racionais de decisão baseado na relação qualidade e preço. Esta relação, porém é mais estável