Tempo para escutar e coragem para mudar
E CORAGEM PARA
MUDAR
Projeto de:
Sandra Beatriz Mauat
Título:
TEMPO PARA ESCUTAR E CORAGEM PARA MUDAR
Público alvo: Comunidade Escolar
Por que executar o Projeto?
Porque muitas situações de violência no âmbito escolar poderiam ter sido minimizadas ou evitadas se houvesse a busca do diálogo, da mediação e a predisposição para a resolução dos conflitos, quando ainda estão no início, evitando assim a “exclusão” de alunos como alternativa utilizada por alguns Estabelecimentos de Ensino ( trocar de Escola para “desambientar”).
Em determinadas situações, a família, que é responsável por este aluno é apenas informada que deverá buscar outra Escola, não é consultada e nem lhe é dado à chance de manifestação contrária.
Este Projeto visa reverter muitas situações, através do preparo e de orientações, bem como alguns subsídios aos professores e funcionários de Escola, quanto à mediação de conflitos.
Objetivo Geral: Proporcionar esclarecimentos e subsídios que facilitem o diálogo e a busca da resolução dos casos de Violência Escolar ouvindo aos envolvidos e facilitando para que surjam propostas de reconciliação/solução sem prejuízo para nenhum dos “lados”. Que a mediação não seja “tendenciosa” e que haja disponibilidade para ouvir e deixar falar sem perder o controle da situação, cujas regras deverão ser estabelecidas no início, determinando momentos de ouvir, ser ouvido e de falar.
Objetivos Específicos: Possibilitar ao corpo docente e funcionários uma reciclagem dos conhecimentos em relação à mediação de conflitos;
Capacitar professores e funcionários para resolverem, através da mediação, casos de violência escolar;
Incentivar as ações desenvolvidas na Escola junto à comunidade, possibilitando a sua participação e colaboração na mediação e diálogo, enquanto participantes diretos na educação das crianças e adolescentes.
Metas: