Textos para formação de círculos bíblicos
ENCONTRO DE FORMAÇÃO - CÍRCULOS BÍBLICOS
.
DINÂMICA DOS ENCONTROS
Neste encontro, vamos refletir em primeiro lugar sobre a Bíblia, os problemas enfrentados no cotidiano da vida, partindo da nossa Realidade.
Em segundo lugar, esta leitura deve ser feita em conjunto, através da partilha de opiniões dentro do nosso grupo de trabalho, reunindo as pessoas engajadas No CIRCULO BIBLICO. É importante trazer para a leitura a vida em Comunidade. Um círculo bíblico é antes de tudo um ato de fé, uma prática de leitura orante, uma atividade comunitária.
Em terceiro lugar, esta leitura deve ser profundamente obediente ao Texto bíblico. Ou seja, a leitura comunitária respeita o texto, sem agredi-lo. Nossa comunidade deve colocar-se na escuta do que Deus tem a nos dizer hoje. Esta obediência se traduz na disposição de mudar, sempre que a Palavra nos convida a fazê-lo.
Esta prática de leitura orante, ao mesmo tempo tão simples e tão profunda, é fiel à mais antiga tradição das igrejas cristãs e imita de perto os passos seguidos por Jesus quando interpretava as Escrituras para os dois discípulos no caminho que levava a Emaús (Lc 24, 13-35).
1º Passo: PARTIR DA REALIDADE (Lc 24,13-24) – VER
O texto de Lucas mostra Jesus encontrando dois amigos numa situação de fuga, de medo e de descrença. Estavam fugindo de Jerusalém, da comunidade. Sabemos que um deles se chama Cléofas. Não sabemos o nome do outro. Mas como o texto evangélico nos informa que Cléofas era casado e que sua mulher se chamava Maria (Jo 19,25), podemos deduzir que estamos diante de um casal de discípulos: Cléofas e Maria.
A morte na cruz tinha matado neles a esperança. Então Jesus se aproxima e começa a caminhar com eles. Participa da conversa, provocando e escutando. Pergunta: "De que vocês estão falando?". A ideologia dominante, a religião oficial, a doutrina há tanto tempo transmitida sem