Trabalho com satisfação: o valor da confiança e do compromisso no trabalho
O tema deste texto é a satisfação no trabalho, o qual constitui parte fundamental do ser humano. Ter satisfação no trabalho que é feito significa ter prazer em viver. Trabalhar com satisfação é valorizar as pessoas ao seu redor, comunicar-se bem e criar laços de comprometimento e confiança. É no trabalho que a maioria dos brasileiros passa dois terços da sua vida. No entanto, muitos têm dificuldades em entender que o trabalho faz parte também de sua vida familiar. Para muitos, o local de trabalho é de sacrifício, apenas da busca pelo sustento, pelo dinheiro. Essas pessoas pensam que uma vida digna só acontece bem longe do lugar que se tem como sofrimento.
Nosso objetivo é mostrar para as pessoas que ainda não abraçaram o seu trabalho como algo precioso e prazeroso que não importa qual o seja, o fundamental é gostar do que se faz e fazê-lo bem, e mostrar para aqueles que já têm seu trabalho como algo importante e de valor, que o valorizem ainda mais. Esta palestra remete a todas as pessoas que, de uma forma ou de outra, têm um trabalho. Trabalhar é amar e o amor está acima de todas as coisas que as pessoas possam fazer. Aquele que busca cada vez mais amar o que faz, começa a amar também as pessoas, dentro e fora de seu local de trabalho. Aqueles que se destacam, no mundo, por meio de seus trabalhos são motivados e apaixonados pelo que fazem. Basta lembrar o homem mais motivado, comprometido, apaixonado que o mundo já conheceu: Jesus Cristo que se automotivava, tinha amor pelo que fazia e amava seus “colegas de trabalho”.
A sociedade criou um estilo de trabalho como algo ruim, negativo. Existem pessoas que, quando estão se preparando para trabalhar, e alguém (esposa, amigo ou filhos...) pergunta “Onde você vai?”, responde logo: “Para o sacrifício, para a tortura”. Outros dizem: “Lá vou eu pagar os pecados”. Se as pessoas parassem para pensar a divisão entre vida no trabalho e vida