Gestão e Pessoas
O artigo que trabalhamos explica como é que a transformação da liderança pode influenciar as organizações através do impacto que tem nos trabalhadores. Por exemplo, dar feedback da prestação, variedade de tarefas e/ou autonomia nas decisões.
Este artigo mostra que as relações entre liderança transformacional e comprometimento organizacional são, em parte, explicados pela perceção dos trabalhadores das 3 caracteristicas que tem uma base motivacional (mencionadas em cima).
Têm ocorrido mudanças muito rápidas nas organizações em termos de recursos humanos para a necessidade de se construírem programas de liderança que se focam em sistemas de feedback, mentoring, treinar gestores a adoptar melhores técnicas de liderança que façam com que os trabalhadores se empenhem mais e tenham uma maior satisfação no trabalho, entre outros.
O desenvolvimento de características de liderença emerge devido a uma avaliação dinâmica sobre o contexto da liderança e auto-reflecções sobre as acções. Este processo contribui para que os gestores melhores os seus métodos de liderança, desenvolvam criatividade e estimulem o esforço entre os trabalhadores.
Apesar disso, a liderança transformacional tem algumas características únicas que explicam a sua emergência nos últimos 20 anos. O efeito mais importante de lideres transformacionais, é que estes ampliam e elevam os interesses dos trabalhadores que gera consciência e aceitação dos objectivos e da missão do grupo e leva os trabalhadores a olhar para além dos seus próprios interesses, para o bem do grupo.
Ou seja, liderança transformacional serve para inspirar e para dar aos trabalhadores um sentido de objectivo/propósito. Actualmente, a procura de “significado” no trabalho é bastante importante para os trabalhadores, o que faz com que um trabalho significativo é essencial para que estejam no seu pleno potencial no