Projeto social esportivo
MARIA CARLA RODRIGUES n° USP 7162932
RELATÓRIO DE UMA COMPETIÇÃO PARALÍMPICA
MAN´S FREE STYLE 50 M
A competição assistida foi natação 50 m nado livre para atletas com deficiência física .
A arquibancada estava razoavelmente cheia , no entanto era composta mais por familiares, pessoas idosas e crianças, diferentemente das olimpíadas que nota-se um número maior de jovens espectadores, que nos faz crer que ainda é uma competição que não chama a atenção de todos.
Os nadadores possuíam diferentes tipos de deficiência o que tornava difícil entender a classificação, alguns eram anões, outros não tinham apenas um dos braços, ou pernas, uns chegavam caminhando, outros em cadeiras de rodas com ausência de ambas pernas, etc, porém todos apresentavam problemas nas pernas.
Cada nadador saía de um jeito na largada e a explicação para isso é que cada um se adapta a sua deficiência.
A competição ocorreu em duas etapas devido ao número de participantes, na primeira ganhou o espanhol “Sebastien Rodriguez” com o tempo de 33.80, que chegou bem perto do Record mundial, chegando em seguida um vietnamita e em 3° um ucraniano.
Embora o espanhol tenha tido mais dificuldade em sua saída, durante a prova ele recuperou a vantagem.
Sua deficiência foi adquirida após um tiro na coluna que o tornou paraplégico, devido ao envolvimento com a máfia espanhola.
Na segunda bateria participaram Daniel Dias, Clodoaldo e Assis, todos brasileiros.Daniel saiu na raia 4 , fazendo um tempo de 33.02 que garantiu sua classificação em primeiro lugar a frente do