Resenha crítica do artigo “super-oferta de projetos sociais esportivos: superando as imagens públicas idealizadas sobre essas ações”
RESENHA CRÍTICA DO ARTIGO
“Super-Oferta de Projetos Sociais Esportivos: Superando as Imagens públicas Idealizadas Sobre Essas Ações”
Disciplina: Educação Física Comunitária
Professor: Camilo Maximo
Aluna: Ana Clara Vale Lopes
Data de Entrega: 30 de Janeiro de 2013
O artigo Super-Oferta de Projetos Sociais Esportivos: Superando as Imagens públicas Idealizadas Sobre Essas Ações, publicado por Luís Eduardo Cunha Thomassim e Marco Paulo Stiggger, apresenta uma série de pontos que nos faz questionar sobre o conjunto de representações e mitos das relações que os diferentes sujeitos das classes populares estabelecem com projetos sociais vigentes e suas políticas publicas. Segundo ele, há uma diversidade de formas de tratamento e promoção social do esporte que em pouco se relaciona com a homogeneidade dos discursos sobre esporte e projetos sociais.
Expõe-se, então, um fator um tanto quanto ambíguo, pois se na realidade temos mais pluralidade e diversidade do que outros discursos sobre projetos sociais esportivos, por que esse discurso homogeneizador tem tanto alcance e penetração? Encontramos essa resposta ao longo do artigo, que mostra, atreves de estudos e pesquisas, que como tentativa de conformação ideológica da realidade, a linguagem homogeneizante proclama um consenso em torno do social, uma negação dos conflitos que tenta igualar protagonistas desiguais, apresentando, ainda, uma série de exemplos de tais protagonistas.
Vemos também que a própria generalização da expressão “projeto social esportivo” nos faz perceber como existe uma diversidade de projetos e de formas de tratar o esporte que em pouco se relaciona com dita homogeneidade. E como Thomassim relata no artigo, “o que parece existir é muito mais uma divulgação de imagens idealizadas de ações sociais esportivas do que a homogeneidade de praticas que podem ser agrupadas sob esse rótulo”.
Além disso,