Natação -pratica
A natação é um dos desportos mais completos e mais acessíveis a todo o género de pessoas; bebes, grávidas e idosos podem tirar vantagem desta modalidade desportiva de reduzido impacto para a estrutura óssea. Normalmente, existem programas de trabalho dirigidos a diferentes faixas etárias, condições dos candidatos e grau de habilidade. Este pode ser encarado como um desporto de competição, uma modalidade associada a alguns tipos de terapia ou apenas como uma forma de aplacar as tensões diárias. É uma ótima opção para vencer o sedentarismo.
A água, “matéria-prima” da natação, detém características relaxantes e fautores as funções orgânicas, sendo desprovida de efeitos agressivos. Assim, quaisquer que sejam as circunstâncias, idade, sexo ou profissão, salvo em situações de desaconselha mento médico, toda a gente pode e deve praticar natação, pois esta, apresenta grandes benefícios para a saúde.
A natação diminui os riscos de incidência de doenças cardiovasculares. De fato, as braçadas vão tornando o coração mais forte, favorecendo a formação de músculo, ao mesmo tempo em que eliminam a gordura em torno deste órgão vital, de modo que este adquire a capacidade de bombear mais sangue para todo o corpo. Paralelamente, esta atividade física reduz a freqüência cardíaca e estimula a circulação sanguínea.
A natação também fortalece os músculos da parede torácica, o que permite a elasticidade dos pulmões e que os tornam capazes de absorver uma maior quantidade de oxigênio. Isto faz com que se experimente uma melhoria significativa no processo respiratório.
As articulações são, igualmente, beneficiadas. Aumentando de tamanho, os músculos resguardam com eficácia superior tendões e ligamentos. A natação leva ainda ao exercício de todas as articulações, potencia a sua agilidade e promove a lubrificação destas, contribuindo para o alívio das dores resultantes de artroses. Patologias como a fibromialgia têm com a natação uma calma dos