Projeto social esportivo
O objetivo das articulações do ombro e da extremidade superior é permitir que a mão seja colocada em várias posições para acoplar as muitas tarefas que ela é capaz de fazer.
O complexo ombro é composto de escápula, clavícula, esterno, úmero e caixa torácica, incluindo a articulação esternoclavicular, articulação escapulotorácica.
Em outras palavras, isto inclui a cintura escapular(escápula e clavícula) e articulação do ombro(escápula e úmero). Embora a escápula e o tórax não tenham um ponto de fixação,a escápula movimenta-se sobre a caixa torácica.A articulação escapulotorácica fornece movimento e flexibilidade ao corpo. As articulações esternoclavicular e acromioclavicular permitem movimentos da cintura escapular,estes movimentos são elevação e depressão,protração,retração e rotação para cima e para baixo.
A articulação do ombro também chamada glenoumeral,compõe-se da escapula e do úmero.Os movimentos desta articulação são flexão,extensão e hiperextensão,abdução e adução,rotação interna e externa e adução e abdução horizontal.
Ossos e protuberâncias
As protuberâncias ósseas importantes da escapula em termos de função da cintura escapular são:
*Ângulo superior: aspecto medial superior,fornecendo fixação para o músculo elevador da escapula.
*Ângulo inferior: ponto mais inferior da escapula onde a borda vertebral se encontra com a axilar.Este ponto determina a rotação escapular.
*Borda vertebral: entre os ângulos superior e inferior medialmente e a fixação dos músculos rombóides e serratil anterior.
*Borda axilar: Parede lateral entre a fossa glenóide e o ângulo inferior.
*Espinha: projeção sobre a superfície posterior, dirigindo-se da borda medial lateralmente ao processo do acrômio.Fornece fixação aos músculos trapézio médio e inferior.
*Processo coracóide: Projeção sobre a superfície anterior, fornecendo fixação ao músculo peitoral menor.
*Processo acromial: Área larga,lisa no aspecto lateral superior,fornecendo