Seminario ergonomia
- Métodos de Trabalho - Equipamentos/Tecnologia - Postos de Trabalho - Produtos
Objectivo geral:
Conhecer os conceitos associados ao termo Ergonomia.
Objectivo Especifico:
Identificar os riscos associados a que os trabalhadores
estão expostos no dia-a-dia.
Temas:
I. Introdução II. Equipamentos Dotados de Visor III. Lesões Músculo-Esqueléticas IV. Lesões por Esforços Repetitivos (L.E.R) V. Doenças Profissionais
História
ERGON NOMOS
Trabalho
Leis
Fig.- O polaco Wojciech Jastrzebowski
“ A ERGONOMIA É DEFINIDA COMO A CIÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DAS FORÇAS E DAS CAPACIDADE HUMANAS” - 1857
Esteve esquecida mais de 100 anos na década de 50 Murrel (Engº Inglês), fez o reconhecimento desta disciplina cientifica criando a primeira associação nacional de Ergonomia ERGONOMIC RESEARCH SOCIETY.
• 1959 – Oxford IEA (International Ergonomics Association)
• 1957 – Estados Unidos HFS ( Human Factory Society)
• 12 Janeiro 1992 – Apergo ( Associação Portuguesa de Ergonomia)
Definição
A ergonomia é entendida como o domínio cientifico e tecnológico interdisciplinar que se ocupa da optimização das condições de trabalho, visando de forma integrada a saúde e o bem estar do trabalhador e o aumento da produtividade. A ergonomia é assim a ciência que estuda: • A adaptação do trabalho ao homem ou ao conjunto de conhecimento sobre o homem, em cada actividade, necessários para desenhar postos de trabalho, equipamentos ou sistemas de trabalho que permitam trabalhar com um máximo de segurança, conforto e eficácia.
• A análise, do ponto de vista teórico prático, a influência sobre a conduta humana dos equipamentos de trabalho, sistemas e tarefas, tendo em vista o seu ajustamento ás características e limitações dos seus trabalhadores. • A organizar e reunir conhecimentos de forma a poderem ser utilizados na concepção e desenhos de meios, procedimentos de locais de trabalho.
A ergonomia é, pois uma ciência que estuda as