Cmmi
O Capability Maturity Model Integration (CMMI) [Chrissis et al. 2006] é um modelo de maturidade para desenvolvimento de produtos desenvolvido pelo Software Engineering Institute (SEI) que está cada vez mais sendo adotado nas empresas, uma vez que este modelo busca orientar as organizações na implementação de melhorias contínuas em seus processos de desenvolvimento. O CMMI oferece duas abordagens para melhoria de processos: a representação contínua e a representação por estágios. O foco deste artigo está na representação por estágios a qual define 5 níveis de maturidade organizacionais:
1 - Inicial; 2 - Gerenciado; 3 - Definido; 4 - Gerenciado Quantitativamente; e 5 -
Otimizado.
A alta maturidade no CMMI é alcançada nos níveis 4 e 5 da representação por estágios. No nível 4 são selecionados os sub-processos que contribuem significativamente para o desempenho geral do processo. A qualidade e o desempenho do processo são entendidos em termos estatísticos e são gerenciados durante toda a vida dos processos. Medidas de qualidade e desempenho de processos são incorporadas ao repositório de medições da organização para dar suporte a futuras decisões.
Já no nível 5 os processos são continuamente melhorados com base em um entendimento quantitativo das causas comuns de variações inerentes aos processos.
Nestes dois níveis são tratadas quatro áreas de processo, das quais duas são foco deste trabalho: Desempenho do Processo Organizacional (nível 4) e Inovação e
Desenvolvimento Organizacional (nível 5). O objetivo principal da área de processo Desempenho do Processo Organizacional é estabelecer e manter um entendimento quantitativo do desempenho do conjunto de processos padrão da organização, e prover dados de desempenho de processo, baselines e modelos para gerência quantitativa de projetos de forma que estes alcancem os objetivos de qualidade e de desempenho esperados.
A área de processo Inovação e Desenvolvimento Organizacional permite a